Nossas profissionais explicam as características principais das duas atividades:

As atividades físicas praticadas dentro da piscina são requisitadas por pessoas de todas as idades. Além de trazerem alívio nos dias de calor intenso, as piscinas também ajudam a reduzir o estresse musculoesquelético, sobretudo  os decorrentes dos treinamentos em terra firme. Os exercícios físicos realizados dentro da piscina geram pouco impacto para os músculos e ossos e trazem muitos benefícios à saúde.

Dentre as modalidades de atividades aquáticas mais conhecidas estão a Hidroginástica e a Hidroterapia. Elas possuem exercícios e objetivos distintos entre si e são orientadas por profissionais diferentes. Enquanto a Hidroginástica é conduzida por um educador físico, a Hidroterapia é orientada por um Fisioterapeuta. Aqui no Spazzo Feminino nós contamos com estas duas modalidades, de modo a atender nossas clientes a partir de suas necessidades específicas. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas, de acordo com informações de nossas profissionais Roberta Antunes Souto (Educadora Física) e Fabiana Cristina Dezan (Fisioterapeuta).

 

Hidroginástica

A Hidroginástica consiste em um conjunto de exercícios físicos, especialmente aeróbicos, dentro da piscina. Durante as aulas o educador físico pode conduzir exercícios com ou sem o uso de acessórios como prancha, bastões, bolas, entre outros. É realizada sempre em grupo, com exercícios iguais para todos. As aulas são animadas e dinâmicas, ao som de boa música.

A atividade é bastante eficaz para tonificar o corpo, queimar gordurinhas, melhorar a postura e ajudar na reabilitação de muitas doenças. Não tem contraindicações e pode ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.

Dentre os diversos benefícios da Hidroginástica para a saúde podemos destacar: melhoria no desempenho e condicionamento cardiovascular; melhoria da postura; relaxamento muscular; melhoria na coordenação motora; melhoria na circulação sanguínea; combate ao estresse; aprimoramento da qualidade de vida; melhoria na respiração; fortalecimento da musculatura; contribuição no processo de emagrecimento; entre muitos outros!

O melhor de tudo é que, por ser realizada em grupos, a atividade melhora muito a autoestima e ajuda na vida social, com a criação de novos círculos de amizade.

 

Hidroterapia

A Hidroterapia também é conhecida como Fisioterapia Aquática e, como já dissemos, é sempre conduzida por um Fisioterapeuta. Tem como principal objetivo utilizar as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias e consiste na realização de exercícios em piscina coberta e aquecida, de modo a obter uma melhor recuperação do paciente.

Os princípios da água ajudam na melhor execução dos movimentos, haja vista que, quando imerso, o peso do paciente reduz, possibilitando a ele mover os membros sem dor e sem a necessidade de grandes esforços.

As sessões geralmente acontecem de forma individual, proporcionando ao paciente benefícios como: relaxamento muscular; alívio de dores ocasionadas por lesões; diminuição de edemas; ganho de força muscular; entre outras. A hidroterapia também aprimora a autoestima do paciente, levando-o a conhecer melhor o seu próprio corpo.

Quem realizada o tratamento com a Hidroterapia sempre relata que o restabelecimento da condição física se torna bem mais rápido e eficaz.

Compreenderam as diferenças entre as atividades? Na prática fica muito mais fácil de compreender os benefícios que a Hidroginástica e a Hidroterapia oferecem. Venham para o nosso Spazzo e tenham um bate-papo com as nossas profissionais! Elas estão preparadas para analisar as suas necessidades e, a partir delas, estruturar um programa de exercícios, direcionando vocês para a Hidroginástica ou para a Hidroterapia!

Também, você tem que conhecer nossa estrutura! Além do ambiente mais que agradável e do paisagismo que remete a paz, a água da piscina recebe tratamento de ozônio e nossos banheiros são individuais! Saiba mais clicando nesse link: http://spazzofeminino.com.br/o-spazzo-feminino                                                Estamos de portas abertas para receber vocês!

Falamos por Whats?